Utilizar a luz do sol para iluminar os ambientes internos vem sendo umas das prioridades dos projetos arquitetônicos atuais. A técnica consiste em usar as condições naturais da região ao máximo, contribuindo para uma economia de energia e o bem estar das pessoas que residem nessa edificação.
A iluminação natural traz diversos benefícios ao usuário, além de uma beleza ao cômodo, produz um conforto visual fazendo com que o mesmo adquira sensações de bem-estar. Prezar pela saúde é outro objetivo dessa técnica, já que o individuo fica exposto a luz natural. Portando na elaboração do projeto de uma residência, é de suma importância que se estude o caminho que o sol percorre durante o dia, ou seja, sabendo qual a face norte da sua edificação fica mais fácil decidir onde implantar grandes aberturas, garantindo que o sol entre na casa pela manhã e que a tarde ele não se torne um problema.
Mais um ponto positivo é que no inverno o vidro mantém o ambiente aquecido, porém no verão pode se tornar um problema com o excesso de calor, sendo assim, o vidro deve ser temperado ou laminado, para filtrar os raios solares que amenizam as temperaturas desse ambiente.
O vidro temperado tem uma resistência grande a impactos e temperaturas, sendo considerado um dos vidros que mais nos traz segurança. O vidro laminado é formado por placas de vidro unidas por uma película de PVB (Película de Polivinil Butiral), que em caso de quebra, garante que os cacos fiquem presos na película, o que dá a ele muito mais segurança que um vidro comum.
YOUR COMMENT