A água é um dos inimigos do concreto. Tecnicamente na composição do concreto a água é necessária, mas sua dosagem deve ser corretamente dimensionada, a baixa quantia dificulta a trabalhabilidade na hora da execução, já o excesso diminui a resistência final do concreto. Mas o cuidado não acaba por aqui, sabemos que o concreto possui uma superfície porosa e absorve as umidades presentes em seu meio, portanto ainda na execução é muito importante adotar aditivos impermeabilizantes na composição do concreto, com o objetivo de evitar quaisquer umidades futuras. Os impermeabilizantes adicionados na pasta de concreto alteram algumas características fazendo com que propriedades sejam melhoradas e mais resistente quanto a água.
Em ambientes mais úmidos como a cozinha e o banheiro, normalmente é adotado acabamento cerâmico nas paredes, justamente com o objetivo de proteger a superfície de alvenaria, nos demais ambientes, principalmente externos deve ser feito a pintura que além de questões estéticas é responsável por impedir o contato direto da água.
Quando a umidade não é combatida, toda a estrutura da edificação fica comprometida a serias consequências, com o tempo surgem patologias como manchas nas paredes e sinais de infiltração, nesse caso deve ser identificado o motivo do problema e buscar um tipo de tratamento para que as danificações não evoluam. Se nada é feito a umidade faz com que os revestimentos se soltem aos poucos da parede, isso faz com que a resistência dos elementos estruturais fique comprometida e ainda expor as armaduras de aço, possibilitando o processo de corrosão.
YOUR COMMENT